gengibre-destaque

Nosso Projeto Receitas da Estação continua neste mês de Outubro com uma receita diferente e super criativa: Molho agridoce de gengibre, de Sílvia Hippert, criadora do nosso portal Eu Posso Isso! O gengibre é uma raiz muito usada na culinária brasileira e super reconhecida por suas propriedades benéficas. Experimente e nos diga depois como ficou!

 

Bem, já faz tempo que todo mundo notou o quanto gosto de alguns temperos, como alecrim, gengibre, manjericão. Pois bem, eu também ADORO molhos. Bastante molho na salada, nas batatas, decorando um purê bem delicado…

Um tempo atrás resolvi procurar um molho de gengibre que pudesse agradar não só ao meu paladar, mas também ao do pessoal aqui de casa. Teria que ser um pouco mais delicado e próprio para se fazer sem os grandes alérgenos. Encontrei um neste site de receitas que atendeu todas as minhas expectativas. Fiz, coloquei em um pote de vidro com tampa hermética e guardei na geladeira por uma semana, durante a qual usei em tudo que pude imaginar.

Valeu também para enriquecer o paladar do nosso pequeno gourmet, com um sabor tão diferente daquele que usamos no dia a dia. Para agradar nosso menino optei por bater o molho em um mixer. Assim, ficou com a consistência mais cremosa e aveludada. Experimente e diga depois se não é delicioso!

Molho Agridoce de Gengibre
Porções Tempo Preparação
300 mililitros (ml) 30 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Porções Tempo Preparação
300 mililitros (ml) 30 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Molho Agridoce de Gengibre
Porções Tempo Preparação
300 mililitros (ml) 30 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Porções Tempo Preparação
300 mililitros (ml) 30 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Em uma panela média, misturar a água e o açúcar.
  2. Levar ao fogo médio e cozinher sem mexer até que comece a formar uma calda rala, o que deve demorar quase 10 minutos.
  3. Acrescentar na panela o gengibre, o suco de limão, o vinagre e o sal.
  4. Diminuir um pouco o fogo e deixar cozinhar até que a calda dê uma ligeira encorpada, mexendo de vez em quando. Para mim, o ponto chegou em pouco menos de 10 minutos.
  5. Retirar do fogo e acrescentar o azeite, mexendo delicadamente para que ele se incorpore à calda.
  6. Bater com um mixer para tornar o molho um pouco mais homogêneo e aveludado. Guardar em um pote de vidro com tampa.
  7. Manter na geladeira por até uma semana. Usar em saladas ou preparos quentes. Combina perfeitamente com batatas e folhas verdes.
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>