Pasta Americana Vegana (sem alérgenos, sem gelatina)
por Sílvia Hippert • , atualizado em
Mais uma novidade sobre a descoberta dos usos da água mágica do grão de bico.
Essa é excelente para quem gosta de decorar com capricho seus bolos e cupcakes, sem preocupação com alguns dos ingredientes que costumam estar no material de confeitaria.
E, como é do meu gosto, é uma receita prática, sem muito mistério na execução.
A receita foi apresentada por Linda Julien em um grupo criado para acompanhar tantas inovações nas receitas veganas, originadas na descoberta dos poderes dessa água: Vegan Meringue – Hits and Misses!
A única coisa que pode tirar um pouco a paciência de quem tentar esta receita é a espera – de um dia – para a pasta amadurecer na geladeira. Mas vale a pena.
Pasta Americana Vegana (sem alérgenos, sem gelatina)
Pasta americana para confeitar bolos de forma segura, sem alérgenos.
Reservar uma xícara do açúcar de confeiteiro para usar ao fim da receita.
Colocar o líquido do gão de bico e bater na batedeira em alta velocidade, com o batedor em pá, até que o líquido pareça uma espuma.
Reduzir a velocidade da batedeira ao mínimo e colocar aos poucos o açúcar que não foi reservado para o fim.
Vá batendo até que chegue à consistência de um glacê real.
Aumente a velocidade da batedeira até aos poucos até chegar em uma velocidade média. Bata até que a mistura fique brilhante, mas com picos que não se mantêm.
Abaixar novamente a velocidade da batedeira ao mínimo e vá polvilhando a goma xantana aos poucos.
Quando a goma xantana tiver sido incorporada à mistura, aumente a velocidade da batedeira até que a mistura engrosse.
Sobre uma superfície de trabalho, seja uma pia, a mesa, ou um tapete de silicone, polvilhe parte do açúcar de confeiteiro que foi reservado no início.
Coloque a massa obtida sobre esta superfície açucarada.
Pegue parte da margarina separada e esfregue na palma das mãos. Comece a trabalhar a massa. Enquanto trabalha a massa, vá aos poucos polvilhando o açúcar reservado até que ela fique macia, mas não grudenta.
Embrulhe a pasta resultante em um plástico filme e coloque em um saco plástico do tipo que fecha com lacre, se possível retirando o ar do mesmo, para que a mesma não resseque. Deixe na geladeira por 24 horas, para que ela amadureça.
Caso queira congelar, faça isso depois destas 24 horas iniciais em geladeira.
Antes de usar a pasta, retire a mesma da geladeira e permita que chegue à temperatura ambiente. Separe apenas a quantidade que for usar, retirando do plástico filme, deixando o resto dentro do mesmo, pois a pasta seca muito rápido.
Ao fim, caso ainda reste parte da massa, guarde na geladeira da mesma forma que antes (envolta em plástico filme e dentro de um saco sem ar).
Para trabalhar a pasta, procure polvilhar a superfície de trabalho com maisena, ao invés do açúcar. O açúcar vai tornar a massa mais seca e quebradiça.