Receita

Não sei se já falei aqui alguma vez, mas adoro fazer pães.

Adoro amassar a mistura com as mãos e o cheirinho delicioso que o forno começa a espalhar pela casa quando está acabando de assar o pão. E que cheiro! Passa por toda a casa até provocar fome nos vizinhos.

Este pãozinho é baseado e uma das receitas de um livro interessante que tenho, “Receitas Fáceis com 4 Ingredientes”, de Kim McCosker e Rachel Bermingham. Gosto de implicar e dizer que por vezes elas trapaceiam e um dos 4 ingredientes é na verdade alguma mistura. É o caso deste pão. O ingrediente principal é a farinha com fermento. Mas, é vendida assim mesmo e podemos então aceitar como um ingrediente único. Principalmente por causa do resultado da receita.

A receita original sugere a modelagem em um pão grande, mas preferi fazer em pãezinhos pouco maiores que os tradicionais coiozinhos (bisnaguinhas).

Como é fácil, com ingredientes simples e tranquilo de fazer, está na lista dos meus prediletos. É um daqueles que posso fazer pela manhã, bem rápido, para um lanche especial na escola. E também já nos salvou em uma viagem, onde não encontrávamos um pão que fosse seguro para o consumo do nosso filho.

Por ser feito com a farinha com fermento, e não com o fermento biológico, é um pão daquele tipo mais consistente, que deve ser consumido no máximo até o dia seguinte. Mas depois disso, dá uma torrada sensacional, temperada com azeite, sal grosso e orégano ou alecrim.

E quando sai do forno? Fica uma delícia com uma margarina sem leite (sem alergenos), geléias, creme salgado de abacate, ou (novamente!) molhado em azeite aromatizado com alecrim. É… somos FÃS do alecrim.

Para tornar a receita vegana, bastaria trocar o mel usado na cobertura por um xarope vegano, como agave ou xarope de milho.

 

Pão de Leite de Coco
Pão rápido e caseiro, com ingredientes e modo de fazer simples e resultado delicioso.
Porções Tempo Preparação
6 pães 15 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Porções Tempo Preparação
6 pães 15 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Pão de Leite de Coco
Pão rápido e caseiro, com ingredientes e modo de fazer simples e resultado delicioso.
Porções Tempo Preparação
6 pães 15 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Porções Tempo Preparação
6 pães 15 minutos
Tempo Cozedura
25 minutos
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Preparar um tabuleiro, forrando com tapetes de silicone ou untando com margarina sem leite e polvilhando com farinha.
  2. Preaquecer o forno a 220°C. Se há a desconfiança que o forno não esteja na temperatura indicada, sempre é possível usar o recurso do termômetro próprio para seu tipo de forno.
  3. Misturar em vasilha de tamanho médio a farinha com fermento, o açúcar e o sal.
  4. Em um pote pequeno e refratário, derreter a margarina sem leite (ou gordura de palma). Juntar à mistura de farinha, sal e açúcar.
  5. Em um copo ou medidor, misturar 100ml da água e 100ml de leite de coco.
  6. Acrescentar a mistura de leite de coco e água à massa, aos poucos. Tentar formar uma massa homogênea, possível de ser moldada. ATENÇÃO, esta quantidade pode variar ligeiramente dependendo da farinha e da gordura usada. Por isso é importante acrescentar aos poucos, verificando o ponto.
  7. Tentar dividir a massa em 6 porções de tamanho próximo. Passar um pouco de farinha nas mãos. Modelar com as mãos já enfarinhadas 6 pães e colocar no tabuleiro, mantendo uma distância de uns 2cm entre eles.
  8. Em um copo ou medidor, misturar os 50ml de água e 50ml de leite de coco restantes com o mel. Essa mistura será usada para pincelar generosamente os pães.
  9. Levar o tabuleiro ao forno. Os pães devem ser pincelados (com generosidade) por 3 vezes durante o período em que estão assando. A primeira vez deve ser 8 minutos após terem ido ao forno. A segunda vez, 8 minutos depois desta (ou seja, 16 minutos após terem ido ao forno). Na terceira e última vez devem ser pincelados 5 minutos depois da segunda pincelada (24 minutos após terem ido ao forno). Depois desta pincelada, deixar os pãezinhos mais 3 minutos no forno e retirar.
  10. Os pães podem ser consumidos ainda quente ou após resfriarem um pouco.
Compartilhar
Tags: