Receita

Tudo bem… Sabemos que já apresentamos essa receita em outros lugares, mas por ser tããão útil como ingrediente de várias receitas, resolvemos separar as instruções de forma individual. Até porque recebemos muitas dúvidas sobre a AquaFaba, então é bom que tenhamos uma receita específica para responder a quaisquer questões.

Aqui estão descritos os passos até o ponto onde a AquaFaba lembra as claras em neve.

Para isto, usaremos apenas a AquaFaba e cremor de tártaro. Caso haja alguma dificuldade quanto ao cremor, este pode ser substituído por suco de limão ou vinagre. Isto está indicado nos ingredientes.

É um ingrediente tão completo que em alguns casos não é nem necessário bater a AquaFaba em ponto de neve. Basta bater um pouco, como no Pão de Sal sem Glúten, para usar em substituição às claras. Um sucesso!

Aí, desse ponto em diante as instruções vão variar de acordo com a receita.

Podemos acrescentar açúcar, outros cremes, misturar suavemente a outros ingredientes… Como já dissemos, são muitas opções.

Como exemplo, veja o marshmallow mole do Naked Cake e do Petit Gateau de Chocolate Sem Glúten. Ou a Pasta Americana Vegana.

E com certeza outras tantas indicações vão surgir, conforme a áqua mágica for devidamente explorada em nossa cozinha.

Agora, ao passo a passo!


AquaFaba Batida em Neve
Substituto para claras em neve, inteiramente vegano.
AquaFaba Batida em Neve
Substituto para claras em neve, inteiramente vegano.
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Peneirar o conteúdo de uma lata de grão de bico e se for possível, colocar o líquido na geladeira por algum tempo (de 30 minutos a 2 horas) para refrigerar, pois isso melhora o resultado quando for batido. Quando escolher a marca da conserva que vai usar, dar preferência às sem sal.
  2. Tirar da geladeira e bater o líquido juntamente com o cremor de tártaro na batedeira, em velocidade alta.
  3. Após uns 4 minutos, o volume deve ter dobrado. De 6 a 8 minutos depois, o volume triplica e a consistência do líquido já está de tal forma que ele não cai da colher, quando pego.
  4. Se for usar substituindo as claras em neve em alguma receita como waffles, esse é o ponto.
  5. A partir deste momento, as instruções vão variar dependendo do objetivo de uso. Se for fazer um marshmallow mole, veja nossas receitas de Naked Cake e Petit Gateau de Chocolate Sem Glúten. Também é possível fazer uma pasta americana inteiramente vegana (ver a receita Pasta Americana Vegana.
Para fazer sua própria AquaFaba
  1. Cozinhar 1 xícara de grão de bico em 700ml de água.
  2. Ao fim do cozimento do grão de bico, devem restar de 140 a 160 ml de líquido.
  3. Acrescentar 1 colher de chá de açúcar para cada 100 ml deste líquido e manter na geladeira por 3 a 4 dias.
  4. Pronto, foi gerada sua AquaFaba. Agora é só usar...
Compartilhar
Tags: