Culinária • Culinária • Gastronomia e Restrições

Para mim, a substituição do leite é das mais fáceis na culinária para quem tem restrições alimentares.

Há no mercado um sem número dos chamados leites vegetais, que podem ser usados de acordo com o paladar de quem vai consumir o alimento. Há vários deles adicionados de sabores como baunilha, chocolate ou coco.

Também podem ser feitas as versões caseiras desses mesmos produtos, o que gera um resultado de sabor mais delicado e sem os conservantes necessários na maioria dos produtos industrializados.

Se é uma receita que necessite de um líquido mais gorduroso, dou preferência ao leite de coco industrializado ou o caseiro, fazendo este um pouco mais denso do que o habitual.

Em alguns bolos, o leite pode ser substituído pelos sucos de frutas ou pelo café mais ralo. O café combina principalmente com preparações achocolatadas ou de sabor próximo ao das nozes e amendoim (como os que têm base de semente de girassol).

Nos casos em que o leite nos parece opcional, como para mim é na Focaccia (pão italiano), fica ainda mais simples. É só trocar por água!

Parece fácil, não? E é… basta um pouco de criatividade.

Sílvia Hippert

    • Sílvia Hippert Diz:

      Dani, Dependendo da receita e da limitação alimentar, a manteiga pode ser substituída por margarina sem leite, óleo de cozinha, azeite, óleo de coco ou gordura de palma, entre outras opções. Abraços, Sílvia

    • Sílvia Hippert Diz:

      Agatha,
      Em geral, neste caso o leite pode ser substituído por água, leite de coco, algum suco de frutas ou até mesmo café.
      Vai depender da receita e do seu paladar.
      Grande abraço,
      Sílvia
      Sílvia

    • Sílvia Hippert Diz:

      Sabrina,
      Entendo que depende da receita. Se for um bolo de chocolate, sim! A mesma medida de café de normal a mais fraquinho, nada de expresso…
      Se for alguma receita de gosto mais delicado, sugiro uma diluição. Meia medida de café e meia de água, por exemplo.
      Abraços!
      Sílvia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>